Moradores de comunidade no AC bloqueiam avenida e ponte em protesto por regularização de moradias
05/11/2025
(Foto: Reprodução) Moradores da comunidade Marielle Franco bloqueiam avenida em Rio Branco
Moradores da comunidade Marielle Franco, em Rio Branco, interditaram um trecho da Avenida Brasil, em frente à Casa Civil, durante um protesto na manhã desta quarta-feira (5). O grupo cobra por transparência e diálogo no processo de regularização das moradias da área.
O protesto se estendeu à ponte Coronel Sebastião Dantas. A situação causou congestionamento no Centro da cidade. Até a última atualização desta reportagem, o local ainda não havia sido liberado.
📲 Participe do canal do g1 AC no WhatsApp
Com cartazes e faixas com frases como ''Não aceitamos mais ser oprimidos'', os moradores cobram presença de representantes do governo estadual e da Caixa Econômica Federal para discutir o impasse que, segundo eles, se arrasta há cerca de quatro anos. O g1 entrou em contato com o governo do Acre e aguarda retorno.
O ato foi marcado por críticas à atuação de integrantes do Movimento dos Trabalhadores Sem Teto (MTST), que também ocupa parte da região nas proximidades do bairro Defesa Civil.
Segundo os manifestantes, o presidente da associação local, que também é ligado ao MTST, estaria favorecendo apenas os integrantes do movimento na elaboração das listas de famílias contempladas por projetos habitacionais.
LEIA MAIS:
Após quase dois meses, negociação chega ao fim e famílias deixam acampamento em frente à Aleac
Com máquinas e spray de pimenta, polícia começa reintegração de posse de área invadida no AC
Famílias que moravam em área de invasão desapropriada pelo governo acampam em quadra esportiva
Ao g1, o morador Francisco Ferreira, que participou da mobilização, disse que a comunidade quer a saída dos integrantes do Movimento dos Trabalhadores Sem Teto (MTST).
“Nosso pedido é que o governo vá até a área e escute quem mora lá. O pessoal do MTST se apossou e está oprimindo a comunidade. Queremos que eles saiam e que possamos decidir juntos sobre as nossas moradias”, explicou.
Moradores da comunidade Marielle Franco bloqueiam avenida em Rio Branco na manhã desta quarta-feria (5)
Cedida
Parte dos moradores também alega que a cozinha solidária instalada no local, mantida por integrantes do MTST, teria sido fechada após desentendimentos entre os grupos.
O espaço funcionava como ponto de apoio para famílias em situação de vulnerabilidade social, oferecendo refeições gratuitas.
Além disso, o grupo afirma que não pretende encerrar o movimento até conseguir uma reunião com representantes do governo estadual e da Caixa para discutir o futuro das moradias.
VÍDEOS: g1